quarta-feira, 10 de junho de 2009

RENATA LUCAS na Bienal de Veneza


Bienal de Veneza

7 de junho a 23 de dezembro de 2009

Renata Lucas
"Venice Suitcase", 2009asfaltolocal: Alameda principal do Giardini e Arsenalefotografia: Daniel Steegmann
Trata-se da inserção de uma auto-estrada numa camada inferior mais superficial do solo da alameda principal do Giardini e sob o piso do Arsenale. Assim, como num processo arqueológico, ao retirar parte da areia que recobre a alameda do Giardini, encontra-se o pavimento característico de uma via moderna, asfaltada. É um jogo de profundidades numa cidade em que não há subsolo, entre o que é história e o que é ficção, entre natureza e cultura, afinal de contas escava-se a areia da alameda (construída) para chegar à estrada (igualmente construída). É uma espécie de arqueologia ao contrário onde, surpreendente, o que se encontra nas camadas subjacentes de uma cidade antiga como Veneza é futuro.
A estrada foi escolhida como ícone para este lugar onde não há estrada e numa exposição onde muitas vezes não há saída. Como uma poça de água no chão, a parte de solo retirada contém uma estrada que passa por toda parte.
O nome do trabalho “Venice Suitcase" (Mala Veneza), corresponde a todo o processo e os inúmeros projetos que a artista realizou ao longo de meses. Uma mala que foi se enchendo aos poucos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário